Gostaria de discutir com a comunidade, sobre projetos nos quais foram aplciados sistema de IO-Link e como chegaram a conclusão de viabilidade para a aplicação? Vejo muito a falácia, principalmente do setor comercial querendo empurrar a aplicação, mas não acho muito complicada a viabilidade devido aos custos.
top of page
To test this feature, visit your live site.
Aplicação de IO-link. Quando se torna viável?
Aplicação de IO-link. Quando se torna viável?
2 comments
Comments (2)
bottom of page
Boa tarde. IO-link eu enxergo como uma aplicação de modelo "Plug'n Play". Justamente para arquiteturas descentralizadas e sem a necessidade de utilizar cabeamento exclusivo para sensores.
Dentro do conceito de comunicação de máquina, facilita o tráfego de dados dos sensores por uma rede específica.
Até sua inclusão ou exclusão fica mais tranquila desde que se tenha uma documentação de automação.
Quando existe a real necessidade de smart-sensors, se você somente precisa de sensores comuns como por exemplo indutivos e magnéticos comuns são faz sentido, apenas aumenta o tempo te comissionamento, uso de memória do PLC, cabeamento e horas de montagem, são interessantes por exemplo se você precisa de um sensor analógico e não tem um cartão analógico e está em uma arquitetura distribuída, ou um sensor que precisa de ajuste muito fino de setup para um range específico de detecção, se você precisa dos dados desse sensor diretamente como um dispositivo IIOT (cuidado com cybersecurity), alguns sensores analógicos são muito interessantes por já fornecerem as medições escaladas para a unidade de engenharia usada, ou mesmo para fazer setup online do sensor, se você tem aplicações simples é totalmente perda de tempo